Xadrez

A padronagem dominou os desfiles internacionais de inverno 2018. Criado na Escócia, o xadrez logo foi adotado pelos nobres e pelos membros da realeza local, atravessando o século como uma padronagem clássica. Era usado basicamente em ternos e casacos masculinos e somente na década de 60 o xadrez entrou para o universo feminino, dominando mantôs, saias e vestidos.
São muitos os tipos de xadrez: tartan, vichy, pied-de-poule, pied-de-coq, Burberry, Principe de Gales…

Amarelo

O amarelo apareceu nas passarelas de inverno 2018 como um bem-vindo ponto de luz em meio às produções sóbrias da estação. Em um look total, ou de maneira pontual, ele rouba todas as atenções. Na hora de montar sua própria proposta, vale se inspirar na mesma regrinha de equilíbrio que norteou os designers: peças neutras na composição ajudam a dar ainda mais força à energia do amarelo.

Pele Fake

Já não é novidade de que o uso de pele verdadeira na moda é coisa do passado né? Pois bem, agora não somente Stella McCartney é conhecida por produzir moda consciente, entram pra lista as grifes Gucci e Versace e o poderoso e-commerce Net-a-porter anunciaram que não trabalham mais com esse tipo de material. Givenchy, Mary Katrantzou e Y/Project outras etiquetas que adotaram a medida. E os modelos são de encher os olhos. Demais né?

Matelassado

O acabamento matelassado é um clássico em bolsas e sapatilhas (pense nas criações da Chanel), agora imagine a sensação de conforte que esse acabamento traz quando passa a dar textura a casacos, saias e vestidos. A própria Chanel traz na coleção inverno 2018 boas opções de jaquetas acolchoadas, com toque que remete a conforto imediato, mas de shape mais sequinho e moderno.

Terninhos – Power Dressing

Os terninhos femininos entraram na moda dos anos 60, com a onda do unissex, e dela nunca mais saíram. De cara, dizem que vieram – no mínimo, para imprimir poder à imagem.
Uma proposta fácil de levar da passarela para a vida real é explorar o decote do lazer sem usar nada por baixo. Neste caso, escolha coletes e chokers poderosos e prenda os cabelos para deixar o colo ainda mais destacado.

Paetê – Dose de Brilho

As peças com paetê, de ares disco, aparecem como as melhores apostas do momento para brilhar. Nas propostas das marcas para o inverno 2018, os bolados vai dos neutros aos supercoloridos.
Com complementos bem dosados, o paetê também pode frequentar ambientes mais discretos.

Vinho

Tão versátil quanto a cartela neutra, o bordô mostra a sua soberania nas próximas coleções de Pre-Fall em combinações descoladas e com toque de sofisticação na medida.

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS (C) MADAME CARLOTA                        Programação: Sara Silva